21/08/2009

Higiene Ocupacional - Uma necessidade nas empresas

O mundo, atualmente, encontra-se num processo de plena busca pela produção e custo máximo. O empregador passou a preocupar-se mais com a segurança, devido aos custos diretos e indiretos que um acidente pode representar para sua empresa.

No Brasil, com o advento da participação do Estado nas questões relacionadas aos efeitos maléficos do trabalho, antes realizado sem organização e conseqüente descaso para com o homem, fez surgir um novo campo de atuação, a Higiene Ocupacional. De acordo com a American Industrial Hygiene Association (AIHA) esta ciência trata da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos originados nos locais de trabalho e que podem prejudicar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, tendo em vista, também, o possível impacto nas comunidades vizinhas e no meio ambiente.

A importância desta ciência sobre a questão empresarial vem se desenvolvendo de forma gradativa e tende e se expandir relacionando a segurança com qualidade e produtividade. Esta idéia de gestão integrada, aliando preocupação com qualidade de vida no trabalho (QVT) e qualidade dos resultados ( qualidade de produtos/serviços e bom retorno financeiro) evoluiu de uma postura baseada no atendimento da legislação e ao acompanhamento de estatísticas de acidentes para o estabelecimento de políticas associadas do negócio das organizações. A prática de Higiene e segurança no trabalho tornou-se um investimento e diferencial para as empresas.

É notório como a segurança vem sendo, a cada dia, tratada com mais seriedade pelas empresas, principalmente, a partir do advento dos programas de qualidade (ISO 9000, ISO 14000 e OHSAS 18000). A segurança tornou-se prevenção de perdas e a Higiene Ocupacional uma ferramenta indispensável e estratégica para um aumento das funções laborais tanto produtivas quanto humanas.

By B. Pimentel

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho a Sesmit um orgão importante para o técnico de Segurança onde ele em sua atividade precisa ampliar seus conhecimentos em varias áreas. Continuem assim.