06/02/2012

Motoristas estão expostos a risco por causa do trabalho

Motoristas constituem um grupo profissional que frequentemente está exposto ao trabalho em turnos e noturno. Os trabalhadores em turnos e noturno estão expostos a um risco 40% maior de desenvolver doenças cardiovasculares do que os trabalhadores diurnos.

Os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares entre os trabalhadores em turnos e noturno foram apresentados durante o X Fórum Presença Anamt, em novembro do ano passado, e entre eles estão: a dessincronização dos ritmos cardíacos, alterações nos horários das refeições, alterações metabólicas, alterações comportamentais nocivas à saúde, estresse e débito de sono.


"Os motoristas têm, por característica, uma jornada extensa de trabalho, o que os leva à privação crônica de sono. Chama a atenção a alta prevalência de vida sedentária, hábitos alimentares inadequados e obesidade, assim como o grande número de fumantes e de hipertensos. Essas características colocam essa população em risco para uma série de patologias cardiovasculares, tais como hipertensão arterial sistêmica, hipercolesterolemia e coronariopatias", afirma a doutoranda Elaine Marqueze, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), que vem estudando a classe de trabalhadores.



De acordo com Elaine, um dos principais fatores de risco é a elevada prevalência de obesos
nessa categoria profissional, em torno de 28%. Na população em geral essa prevalência é em torno de 6%, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, de 2006. Em pesquisas recentes, pessoas obesas parecem ser mais vulneráveis ao estresse.


Outro importante fator de risco é a elevação do hormônio cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse. "Em nosso grupo de estudos, coordenado pela professora Claudia Moreno, verificamos que elevadas concentrações do cortisol em motoristas de caminhão que trabalham em horários irregulares estão correlacionadas ao sono de curta duração, baixa satisfação no trabalho, diminuição do colesterol bom (HDL), elevação do colesterol ruim (VLDL) e aumento dos níveis de triglicérides", explica Elaine.


O estresse no trabalho dos motoristas pode estar relacionado aos riscos da profissão, com a elevada demanda, horários irregulares e aspectos sociais. Segundo o dr. Zuher Handar, diretor científico da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), os médicos do trabalho têm um novo desafio no atendimento ao trabalhador, que é o de olhar o indivíduo por inteiro e garantir uma atenção integral a sua saúde.


"Como podemos observar, as doenças que hoje acometem os trabalhadores não são mais somente aquelas clássicas ou ocupacionais. O trabalhador exposto a diversos outros fatores e condições de trabalho pode desenvolver ou agravar determinadas patologias que, muitas vezes, passam desapercebidas pelos profissionais", aponta o médico.


Ao analisar os fatores de risco para as doenças cardiovasculares é importante verificar suas características de trabalho, que podem levar a comportamentos negativos à saúde como tabagismo, baixo nível de atividade física, hábito alimentar inadequado e obesidade.


"A promoção da saúde do trabalhador com um olhar para a vigilância dos seus determinantes tem que, certamente, ter o seu foco em um programa de atenção integral à saúde de todos os trabalhadores, pois lembro que mesmo nesta categoria profissional temos muitos trabalhadores que são autônomos ou informais", assegura Handar.


A realização de programas de bem-estar aos motoristas, incluindo ações educativas e atividades de apoio e cooperação aos restaurantes de paradas, nos casos dos motoristas de caminhão, é fundamental para prevenir o aparecimento dos fatores de risco, tal como a obesidade.


"A regulamentação da profissão de motorista, sancionada no final do ano passado, e a diminuição das longas jornadas de trabalho também são exemplos de prevenção das doenças", completa a doutoranda.
Data: 01/02/2012 / Fonte: Anamt

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite,
Bruno

Gostei muito dessas informações. Muito obrigado.



Rafaela
Estudande de Segurança do Trabalho