NO PROXIMO ANO, COMO SEMPRE, DE QUATRO EM QUATRO ANOS , TEREMOS ELEIÇÕES NO BRASIL. OS TÉCNICOS E TECNOLOGOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO, DEVEM FICAR EM POSIÇÃO DE ALERTA , PARA AS GRANDES OPORTUNIDADES QUE SE APRESENTAM NESTE MOMENTO.
NOSSAS PROFISSÃO, A MUITO DEIXARAM DE SER UMA EXCLUSIVIDADE INTRA MUROS DAS EMPRESAS, OS RISCOS URBANOS E SEU CONTRLE DEPENDEM DE PESSOAL ESPECIALIZADO, AS ESCOLAS JÁ ENTENDERAM QUE OS TÉCNICOS E TECNOLOGOS, PODEM PARTICIPAR DIRETAMENTE OU ATENDENDO A TRANSVERSALIDADE PREVEISTA NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL.
O PRIMEIRO PASSO, DESCOBRIR O CANDIDATO COM MAIOR POSSIBILIDADE DE ENTENDER A CAUSA, SEGUNDO PASSO, FAZER UMA AVALIAÇÃO DETALHADA EM SEU MUNICIPIO DE QUESTÕES NA ÁREA DE MEIO AMBIENTE, DEFESA CIVIL, LEGISLAÇÃO MUNICIPAL, RISCOS DE INCÊNDIO, TRABALHO EM ATIVIDADES DE RISCO COMO OBRAS , COLETA DE LIXO ETC E A ÁREA DE EDUCAÇÃO E CAMPANHAS MUNICIPAIS PARA A PREVENÇAO DE ACIDENTES COMO POR EXEMPLO O “TRANSITO” QUE HOJE É MUNICIPALIZADO.
TERCEIRO PASSO, ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS, METAS E CRONOGRAMA DE AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS. NÃO EXISTE POLÍTICO QUEM POSSA RESISTIR A BOAS IDÉIAS, QUE FAZEM A DIFERENÇA NA POSTURA EM RELAÇÃO AOS DEMAIS CONCORRENTES.
COM UM POUCO DE SORTE EM PRIMEIRO DE JANEIRO DE 2011, OS TÉCNICOS E TECNOLOGOS, ANTES LIMITADO AOS MUROS DAS EMPRESAS, PODE DECOLAR EM UM NOVO MISTER , PRESTANDO UM SERVIÇO EM QUE A SUA QUALIFICAÇÃO E EXPERIENCIAS PODEM SER APLICADAS AO PREVENCIONISMO URBANO.
A BANDEIRA DA QUALIDADE DE VIDA, SERÁ DESFRALDADA COM MUITA FORÇA NESTA DÉCADA. LEMBREM-SE DO QUE D.PEDRO I DISSE AO SEU FILHO PEDRO I I QUANDO DE SEU RETORNO PARA PORTUGAL. FILHO! . . COLOQUE A COROA DESTE REINO EM SUA CABEÇA ANTES QUE UM OPORTUNISTA O FAÇA.
OS CURSOS SUPERIORES E AS UNIVERSIDADES EM SUA MAIORIA NÃO SE PREOCUPAM EM TER A MULTIDISCIPLINARIDADE E DESTACAR A PREVENÇÃO DE ACIDENTES COMO PRIORIDADE, O DENTISTA TRABALHA BEM OS DENTES DO PACIENTE MAS SOFRE, COM A DOR NAS COSTAS POR DESCONHECER AS NORMAS DA ERGONOMIA.
OS MUNICIPIOS BRASILEIROS SÃO LABORATÓRIOS VIVOS, ONDE É NECESSÁRIO A PARTICIPAÇÃO DE PROFISSIONAIS HABILITADOS COMO OS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO E OS NOVOS TECNOLOGOS NA BUSCA DE SOLUÇÕES E RESPOSTAS PARA A SOCIEDADE.
INAUGURAMOS UMA NOVA FASE, CHEGA DE DIREÇÃO ÚNICA A EMPRESA!!.. É O MOMENTO DE ABRIR NOVOS MERCADOS PARA NOSSAS PROFISSÕES, NADA DE LAMENTAÇÃO E DESESPERO, LEMBRE-SE DO JAPÃO A CRISE FOI O MOMENTO PARA ENCONTRAR NOVOS CAMINHOS.
QUARTO PASSO; LEMBRE-SE VOCE NÃO ESTÁ SOZINHO, A FENATEST, REPRESENTANDO OS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO ESTÁ LUTANDO PELA NOSSA CONFIRMAÇÃO DO NOSSO CONSELHO FEDERAL.
OS TECNOLOGOS DEVEM APRENDER COM AS EXPERIENCIAS DOS OUTROS E BUSCAR SUA IDENTIDADE E RECONHECIMENTO PROFISSIONAL, CHEGA DE EXPERIENCAIS, NÃO HÁ TEMPO, OS TECNOLOGOS NÃO SÃO TECNICOS!!!!, SÃO TECNOLOGOS !!!.. NÃO TEM O C.B.O.-3516, A LEI 7410 OU A TABELA DA NR-04, QUE SÃO FRUTOS DE MUITA LUTA DE UMA CATEGORIA PARCEIRA.
É MUITO SIMPLES “AOS SEUS LUGARES SENHORES TÉCNICOS ”.
Autor:
ANTONIO SERGIO ARAS DE ALMEIDA
TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
1º SECRETÁRIO DA FENATEST
Um comentário:
"Aos seus lugares senhores técnicos"?. está parecendo uma chamada a guerra. Espero que esse texto não tenha impulsionado o ridículo texto publicado por Bruno Pimentel e escrito por Ramon Paixão.
Postar um comentário